Controle urinário após cirurgia de próstata
Embora seja comum experimentar alguma incontinência urinária após a remoção da próstata, essa quase sempre é a curto prazo. A incontinência temporária é o resultado de lesão / agressão cirúrgica dos nervos e musculatura durante o processo de remoção da próstata (retirada do tumor). Este tipo de incontinência é semelhante à incontinência de esforço, frequentemente experimentada por mulheres após o parto. O principal objetivo depois que você teve a cirurgia de câncer de próstata é recuperar rapidamente, obter controle completo sobre a bexiga e tornar-se sexualmente ativo novamente.
Quanto tempo dura a incontinência após a cirurgia de próstata?
Tenha certeza de que a incontinência que você sente após a cirurgia provavelmente não envolverá esvaziamento completo da bexiga. Em vez disso, a incontinência de curto prazo experimentada pela maioria é mais de leve gotejamento ou vazamento. Isso acontece com mais frequência durante atividades extenuantes e pode até ocorrer quando você espirra, tosse ou ri.
Pacientes que apresentaram continência normal antes da cirurgia devem recuperar a função dentro de 12 a 13 meses após a cirurgia. Nunca há uma garantia de 100%, mas cada cirurgião faz o seu melhor e com essas técnicas avançadas disponíveis hoje a chance de continência completa são maiores. Em geral nos primeiros dois meses após a cirurgia é comum algum escape de urina e eventualmente a necessidade de uso de algum forro. Ao longo do processo de cicatrização e recuperação pos operatória a tendência é reduzir essa perda urinaria e não ser necessário uso de forro. O grupo de pacientes acima do peso e com algumas comorbidades incluindo o diabetes, podem ter a recuperação da continência prejudicada e com isso piores resultados funcionais quando comparados com a população geral.
Os exercícios de Kegel ajudarão com meu controle urinário?
Os exercícios de Kegel funcionam para alguns. Kegels são um simples exercício de apertar e liberar os músculos que controlam o fluxo de urina.
Posso tomar medicação para ajudar na minha incontinência?
Dependendo do grau e duração da incontinência, o médico pode recomendar anticolinérgicos para reduzir a sensação ou frequência da micção. Descongestionantes também foram mostrados para ajudar alguns pacientes, embora só deve ser usado com orientação médica. Um tratamento alternativo para a incontinência usa injeções de colágeno para engordar o esfíncter urinário para aumentar o controle urinário.
E se a minha incontinência persistir?
Embora raramente sejam necessárias uma variedade de procedimentos cirúrgicos pode ser usada para restaurar o controle urinário se os sintomas durarem mais de um ano. próstata.