• Home
  • Câncer Urológico: Fatores de risco que contribuem para este mal

Câncer Urológico: Fatores de risco que contribuem para este mal

Toda ação tem uma reação. Seja pelo estilo de vida que você leva, ou pela forma que se alimenta diariamente, o corpo humano vai sempre trabalhar de acordo com a maneira que você cuida dele.

Muitas pessoas se questionam se vícios e maus hábitos diários podem contribuir para o surgimento de tumores, e a resposta é sim, principalmente quando estamos falando de câncer urológico.

Nesse artigo você conhece os principais fatores de risco para tumores no trato urinário:

Tabagismo

Muita gente pensa que esse péssimo habito só esta relacionado a tumores no sistema respiratório, mas fumar também aumenta os indícios de cânceres urologicos, principalmente no sexo masculino.

No caso do câncer de bexiga, por exemplo, o tabagismo está associado a cerca de 50 a 70% dos casos de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA).

Portanto, dedique-se a criar um planejamento completo para largar o cigarro (a internet também pode te ajudar nessa tarefa), já que essa mudança não vai só diminuir suas chances de ter um tumor urológico, mas também melhorar sua qualidade de vida como um todo.

Sobrepeso e Obesidade

De acordo com dados da Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção de Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigtel), a obesidade é um mal que afeta quase 20% da população brasileira.

Dentre os malefícios dessa doença estão a hipertensão arterial, além de maiores chances de desenvolver diabetes e problemas no coração. Mas o que poucos sabem é que o sobrepeso também é um fator que contribui para tumores urológicos.

O excesso de gordura corporal aumenta os riscos de desenvolver câncer de próstata avançado, que é o 4° tipo de câncer que mais mata no Brasil. Por isso, se você sentir que está acima do seu peso ideal, talvez seja hora de deixar sua rotina mais saudável.

Comece aos poucos, fazendo pequenas mudanças na alimentação e gradativamente introduzindo a prática de exercícios físicos para diminuir sua taxa de gordura corporal.

Fator hereditário

Se alguém da sua família já teve algum tipo de câncer urológico, fique ligado(a)! O fator hereditário sempre deve ser levado em consideração para muitos tipos de doenças, e com o câncer não poderia ser diferente.

O ideal é que pessoas com histórico de câncer na família realize exames de maneira mais frequente que o comum para aumentar as chances de detectar algum problema, e consequentemente, também aumentar as chances de tratamento caso um tumor for detectado.

Idade

A idade é um dos fatores mais determinantes quando se trata de câncer urológico. A maioria dos casos de tumores de bexiga, rim e próstata aparecem após os 40 anos, mas isso não significa que você deve abandonar seus exames de rotina caso tenha uma idade inferior.

Pense na idade apenas como um fator de alerta adicional e como um lembrete de fazer visitas mais frequentes ao urologista, afinal, todo cuidado é pouco quando se trata da nossa saúde!

Categorias:

Deixe um comentário