Mesmo com o avanço das técnicas e tratamentos médicos, o câncer ainda é uma das maiores preocupações do mundo moderno. E não poderia ser diferente, já que é a segunda doença que mais mata no mundo de acordo com a Organização Pan Americana de Saúde (OPAS).
Apesar de vários níveis de gravidade e estágios, alguns tumores costumam ser mais comuns que os outros, e um deles é o câncer de próstata, o tipo mais comum entre os tumores urológicos.
O que é?
Parte da estrutura da uretra e parcialmente responsável pela produção de produção do sêmen, a próstata é um órgão pequeno que possui formato de maçã.
O câncer de próstata é um dos tumores urológicos que afetam apenas os homens, já que essa glândula localizada na parte baixa do abdômen só existe em pessoas do sexo masculino.
Porque é tão comum?
Seja por conta da evolução dos métodos de detecção de tumores, ou por descuidos no estilo de vida, os dados falam por si: 68 mil novos casos são descobertos todo ano no Brasil, de acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA).
Quais são os fatores de risco?
A idade é o principal sinal de alerta, já que 75% dos casos mundiais da doença ocorrem a partir dos 65 anos, mas existem outros agravantes como o fator hereditário, excesso de gordura corporal, além da exposição a produtos químicos e conservantes.
Homens acima dos 50 anos devem realizar exames de maneira periódica como forma de prevenção, principalmente se o pai ou algum dos irmãos já sofreu com a doença.
Quais são os sintomas?
A recomendação de exames periódicos não é feita sem motivo, já que o câncer de próstata age de maneira silenciosa (assim como a maioria dos cânceres urologicos), e o paciente não costuma apresentar sintomas até que a doença esteja em estágio avançado.
Fique atento a sinais como sangue e dor ao urinar, dores constantes nas costas e nos ossos, além de fadiga excessiva. O recomendado mesmo é não esperar até que os sintomas apareçam, já que quando se trata de câncer, a prevenção é a maior arma para vence-lo.
Diagnóstico e tratamento
Se você está apresentando algum dos sintomas acima, procure um urologista com urgência, já que apesar desses sintomas serem comuns em outras doenças, eles também podem significar algo mais grave.
Antigamente, o câncer de próstata só podia ser detectado através do exame de Toque Retal, considerado por muitos um método muito invasivo. Mas hoje existem formas mais modernas de diagnóstico, como o exame de Dosagem de PSA (feito através da coleta de sangue).
Apenas um médico especialista pode dar um diagnóstico certeiro e recomendar o melhor tipo de tratamento para cada caso. Entre em contato e agende sua consulta.