A Cirurgia Robótica é a técnica mais moderna para a realização de procedimentos minimamente invasivos. Ela conta com o auxílio de robôs, que atuam como instrumentos cirúrgicos, e trazem mais precisão à cirurgia, com imagens 3D e ampliação da mesma.
Hoje é um dos procedimentos mais seguros e procurados para o tratamento do câncer de próstata, tipo de câncer mais comum entre a população masculina.
A Prostatectomia Robótica remove a próstata e reconstrói o trato urinário, com maior facilidade e de forma mais efetiva.
Sistema Robótico da Vinci*
Dentro da Cirurgia Robótica, o Sistema Robótico da Vinci é um dos mais modernos. Ele é integrado em três unidades, sendo:
- Braço de operação com o robô;
- Console, onde há visualização das imagens e realização de movimentos com as mãos, as quais são transmitidas para o robô;
- Centro de processamento de imagem.
O robô conta com quatro braços, sendo um para carregar a câmera e os demais para portar os instrumentos cirúrgicos. Com a câmera é possível ter acesso à imagens em 3D de alta definição, além da ampliação da imagem em 10 a 15 vezes e visão tridimensional, diferentemente do método tradicional, que fornece uma imagem com resolução baixa e campo de visão limitado.
Aqui, o médico realiza todos os movimentos em uma mesa de controle. Enquanto o robô segura os equipamentos e outro cirurgião fica junto ao paciente.
*Fonte: Hospital Albert Einstein.
Benefícios
Diferentemente das cirurgias convencionais, a cirurgia robótica oferece uma recuperação mais rápida e maior precisão no procedimento.
- Recuperação do Paciente: Devido sua alta exatidão, os cortes são menores e há menor sangramento.
Os cortes são bem pequenos, minimizando os riscos de trauma cirúrgico, dores e complicações pós-cirúrgicas.
- Menos invasiva: Como o método fornece visão tridimensional do local a ser tratado, o cirurgião atua diretamente na área, sem necessidade de grandes cortes.
- Maior segurança: Graças a sua alta precisão, oferece um pós-operatório mais vantajoso ao paciente. Vale ressaltar que o robô não realiza nenhum movimento sozinho. Caso o médico tire seu rosto da tela, o robô para automaticamente.
- Capaz de fornecer resultados superiores que procedimentos tradicionais: Com o sistema da Vinci, o cirurgião tem acesso a imagens de altíssima definição, além da possibilidade de realizar movimentos altamente precisos.
O robô também é capaz de filtrar os tremores nas mãos do cirurgião, minimizando possíveis falhas. Tal método é ideal para cirurgias de difícil acesso, como a região da pelve.
Além disso, o tempo de internação hospitalar é muito reduzido, na maioria dos procedimentos urológicos o paciente fica menos de 24 horas internado. No caso da prostatectomia o tempo de sonda vesical de demora é a metade do que na cirurgia convencional por corte – de 14 dias para 7 dias em geral.
Somos pioneiros em Goiânia!
Inauguramos a modalidade cirúrgica minimamente invasiva em Goiânia: o sistema robótico, em parceria com o Centro de Excelência do Hospital Albert Einstein.
A clínica Dr. Marcel Cognette é especializada em Cirurgia Minimamente Invasiva, tenha o tratamento mais moderno, na área de Urologia!
Ficou alguma dúvida sobre esse tema? Não hesite em nos enviar uma mensagem logo abaixo.
Deseja agendar uma consulta? Entre em contato pelo telefone: (62) 3773-9973 ou mande uma mensagem: (62) 99979-2507.
Siga o Dr. Marcel Cognette nas redes sociais
Instagram Dr Marcel Cognette (@drmarcel.uro) • Fotos e vídeos do Instagram
Facebook Dr Marcel Cognette | Facebook