A cirurgia de próstata é um tema que causa muitos questionamentos entre os homens, principalmente quando se trata da vida sexual, após a realização da mesma.
E a resposta para essa pergunta é: depende! A impotência sexual após cirurgia leva em conta diversos fatores, como:
- Idade do paciente: quanto maior a idade, maiores as chances de impotência;
- Extensão do tumor: quanto mais tarde o paciente demorar para procurar tratamento, maior será a chance de tumor ter crescido localmente e infiltrar o grau do tumor, e consequentemente maiores as chances dos feixes neurovasculares necessitarem serem retirados;
- Como era a capacidade sexual, antes do procedimento: se o homem já apresenta algum problema erétil, as chances de recuperação ficam reduzidas;
- Método cirúrgico e experiencia do cirurgião escolhido.
Cirurgia Robótica
Dentre os métodos disponíveis para tratamento, a cirurgia robótica mostra-se como uma excelente opção para preservar a ereção pós-operatória. De acordo com pesquisa realizada pelo Hospital Universitário de Leipzig (Alemanha), os pacientes que realizaram a cirurgia robótica tiveram 2,4 vezes maior recuperação da função erétil, em um período de nove meses.
Na cirurgia robótica a capacidade de visão mais ampla e assertivas das estruturas, o fato de realizar movimentos com maior amplitude e delicadeza, levam a menor agressão, inflamação, lesão de nervos e com isso o risco da impotência.
No geral com a cirurgia robótica, 80% dos pacientes recuperam à normalidade sexual dentro de 1 ano. Por isso, é extremamente importante que você converse com o seu médico urologista e veja qual é a melhor opção para o seu caso. Vale ressaltar que se o câncer estiver em um estágio inicial são maiores a chance de se conciliar a prioridade oncológica com preservação funcional.
Recuperação
A ereção não será automática, podendo demorar até 2 anos para retornar. Além disso, com a retirada da próstata ( órgão responsável por mais 90% do conteúdo que sai na ejaculação) o homem fica infértil e passa “ejacular a seco” no entanto o orgasmo não é afetado.
Após o procedimento, é importante que o homem passe pela reabilitação sexual, com auxílio de seu médico urologista, para ter informações sobre como proceder.
Ademais, é válido entender o processo e o momento, buscando uma rede de apoio e sendo aberto com a sua parceira sexual, a fim de lidar com a ansiedade do momento.
Se os nervos não puderem ser mantidos, algumas opções são oferecidas ao paciente, tais como medicamentos, injeções e/ou implantes. Todos esses métodos devem ser analisados e conversados com o seu médico urologista.
E não esqueça que a prevenção é a solução! Quanto mais cedo você detectar a doença e iniciar o tratamento, menores serão os efeitos colaterais. O importante salientar que impotência sexual sempre tem como tratar!
Agende a sua consulta na clínica Dr. Marcel Cognette, pelo telefone: (62) 3773-9973 ou mande uma mensagem: (62) 99979-2507.
Você tem dúvidas sobre esse assunto? Deixe a sua opinião nos comentários abaixo.