Certamente mais da metade dos homens que convivem com você nunca foram ao urologista. De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Urologia, 51% dos homens nunca foram ao especialista. Em contrapartida, a OMS (Organização Mundial da Saúde) estima que 1 a cada 6 homens irão sofrer com câncer de próstata.
Para muitos, esse assunto ainda é visto como tabu na sociedade. No entanto, a consulta ao urologista no início da puberdade e adolescência pode sanar dúvidas em relação a DSTs e ao desenvolvimento do corpo, de modo geral. Nesta fase, poderão ser solicitados exames de monitoramento dos órgãos genitais, sobre possíveis disfunções miccionais.
Muitos jovens sofrem com dores penianas, decorrentes de fimose e não sabem como tratar. Problemas como: tumor no testículo e varicocele (varizes do vaso escrotal, pode levar à infertilidade) acomete principalmente homens mais novos.
O médico urologista não deve ser procurado apenas quando chega à idade de realizar os exames preventivos masculinos, mas sempre que for necessário consultar outras questões do trato urinário.
Ao longo da vida, o urologista pode tratar e prevenir problemas de micção, cálculos renais, distúrbios sexuais, disfunções nos rins e bexiga. Além disso, outras enfermidades relacionadas aos órgãos genitais masculinos devem ser monitoradas, tais como o câncer de testículo.
A partir dos 45 anos recomenda-se a ida anual para pacientes que possuem quadros de risco (para o câncer de próstata) que são os que possuem histórico familiar da doença, são obesos, fumantes ou são negros. Com 50 anos inicia-se os exames preventivos para os demais homens.
Em todas as fases, a consulta ao urologista é necessária, a fim de prevenir doenças e realizar o tratamento precocemente (tanto no sistema urinário quanto genital).
Sintomas que merecem atenção
Além da consulta de rotina, alguns sintomas podem ser sinal de que você precisa ir ao médico urologista:
- Dor na lombar: geralmente pode indicar pedra nos rins. O primeiro sintoma é a cólica muito intensa, e esta dor costuma iniciar em uma região mais alta das costas, próximo aos pulmões.
- Dores ao urinar e aumento/retenção de urina: são sintomas de infecção urinária ou problemas nos órgãos genitais;
- Dores no pênis e testículos: podem indicar alguma inflamação ou infecção.
Principais exames
Engana-se quem pensa que o urologista só realiza o exame de toque. Há uma gama de exames para detectar várias enfermidades do trato urinário e genital, tais como:
- PSA: exame de sangue, para identificar câncer de próstata, prostatite ou hiperplasia benigna da próstata;
- Fluxometria urinária: avalia o fluxo da urina;
- Espermograma: identifica fertilidade masculina;
- Cistoscopia: feito para avaliar problemas urinários, cálculos e tumores na bexiga;
- Avaliação urodinâmica: condições do trato urinário.
Conscientização
Conscientize os homens ao seu redor sobre a importância da consulta médica, como forma de prevenção.
A ida ao urologista deve ser feita em todas as etapas da vida, a fim de garantir mais qualidade de vida ao paciente.
Vamos agendar o seu check-up e consulta de 2022?
Agende o seu atendimento na clínica Dr. Marcel Cognette, pelo telefone: (62) 3773-9973 ou mande uma mensagem: (62) 99979-2507.
Curtiu essas dicas? Siga o Dr. Marcel Cognette nas redes sociais
Instagram Dr Marcel Cognette (@drmarcel.uro) • Fotos e vídeos do Instagram
Facebook Dr Marcel Cognette | Facebook