As dores de cólicas renais costumam iniciar em uma região mais alta das costas, próximo aos pulmões e ocorrem devido ao deslocamento das pedras nos rins. Portanto, este sintoma é um indicativo que o paciente pode estar com cálculos renais.
As pedras nos rins são junções de minerais e sais presentes na urina, que não foram eliminados. Dentre as principais causas estão a baixa ingestão de água, uma dieta rica em sódio, açúcar e proteína e obesidade.
O paciente pode estar com cálculos há meses, sem sentir dores, pois ainda estão localizados nos rins. Os incômodos se iniciam quando as pedras se deslocam para o ureter.
Como saber se estou com cólicas renais?
Por vezes pode ser confundida com dores nas costas, mas a maior diferença encontra-se na intensidade e duração.
Quando o problema é renal, tal dor não sofre alteração caso o paciente se locomova – diferentemente da dor muscular. Ela também vem acompanhada de outros sintomas, como náuseas e dor ao urinar.
Cólicas renais são duradouras e não minimizam com o passar do tempo, deixando o afetado com dificuldades de locomoção – tais crises podem durar de 8 horas ou mais.
Tratamento
Caso você esteja com os sintomas acima, é recomendada a ida a um hospital para controle da dor. No entanto, o tratamento efetivo deve ocorrer com o acompanhamento ao médico urologista.
Atenção! se houver sinais infecciosos (Febre, calafrio, taquicardia, hipotensão, tontura, prostração) – Vá imediatamente a um pronto atendimento urológico.
Alguns hábitos podem ser adotados na sua rotina, a fim de evitar o surgimento de pedras nos rins e, consequentemente, as cólicas renais.
- Consumo de água: mantenha a hidratação diária adequada para o seu organismo, sendo 35ml x peso corporal. Se você pesa 50kg deve consumir 1,8l. – Caso não tenha contra indicações com Insuficiência renal.
A água é importante nesse processo, pois ela age como “diluidora” das pedras, principalmente se a sua dieta é rica em sódio. Algumas pedras são formadas por sais de cálcio, portanto quanto mais sal você consumir, maior será a presença das substâncias formadoras.
- Alimentação: evite uma alimentação rica em sal, açúcar e proteínas. Alimentos ultraprocessados, como snacks, salsichas, salgadinhos assados e refrigerantes são ricos em sódio e sobrecarregam os rins, deixando a urina mais propícia a formação de cálculos.
- Faça atividades físicas e controle o seu peso: busque manter-se no seu IMC ideal. A obesidade é um dos fatores isolados de maior risco para as pedras renais.
- Consulte o seu urologista frequentemente: As consultas devem ser anuais, para realização de exames de check-up – podem prevenir ou reduzir desconfortos futuros.
O diagnóstico é extremamente importante para entender a dimensão do problema. Exames como a avaliação metabólica e até análise dos cálculos podem ajudar a direcionar um tratamento individualizado de prevenção de formação de novos cálculos.
A Clínica do Dr. Marcel Cognette é especialista em Urologia Geral, Uro-Oncologia e Cirurgia Minimamente Invasiva. Agende o seu atendimento pelo telefone: (62) 3773-9973 ou mande uma mensagem: (62) 99979-2507.
Curtiu essas dicas? Siga o Dr. Marcel Cognette nas redes sociais
Instagram Dr Marcel Cognette (@drmarcel.uro) • Fotos e vídeos do Instagram Facebook Dr Marcel Cognette | Facebook