A Cirurgia Robótica é um procedimento minimamente invasivo, utilizado principalmente em áreas de difícil acesso, como a pelve, próstata, bexiga e rins. Atualmente, é a técnica mais moderna para o tratamento do câncer de próstata.
Comparada aos métodos tradicionais, a mesma possui menor incidência de uma nova operação, sendo assim mais efetiva. Para isso, ela conta com um robô (que porta os instrumentos cirúrgicos e utiliza a câmera, a fim de revelar imagens em 3D de alta definição, bem como a ampliação da imagem em até 15 vezes).
O Sistema Robótico da Vinci possui também o centro de processamento da imagem e o console, onde o cirurgião executa os movimentos com as mãos, que serão repassadas ao robô.
Dentre os benefícios da Cirurgia Robótica estão:
– maior segurança e precisão no procedimento;
– menor invasividade: sem necessidade de grandes cortes e sangramentos;
– recuperação: mais rápida, em relação à prostatectomia tradicional, além de minimizar os riscos de trauma cirúrgico, dores e complicações.
Pós-operatório da Cirurgia Robótica
A cirurgia robótica possibilita alta exatidão, portanto os cortes são pontuais. Além disso, na maior parte dos casos, há preservação da função erétil e sistema urinário.
Durante o procedimento, é instalada uma sonda vesical (saída de urina por um saco coletor). No geral, o paciente precisa ficar apenas 24 horas internado. Já a sonda permanece por mais 7 dias, em média (enquanto que no método tradicional são 14 dias).
Nos primeiros 15 dias é recomendado repouso parcial e afastamento do trabalho. A realização de pequenas caminhadas diárias, podem auxiliar na recuperação – nada muito intenso e demorado. A recuperação efetiva ocorre entre 4 a 6 semanas, podendo voltar à sua rotina aos poucos.
A ingestão adequada de água (35ml/peso corporal), alimentação balanceada e atividades físicas irão contribuir para uma melhora.
Em relação à ereção, a cirurgia robótica proporciona 2.4 vezes maior recuperação, em um período de nove meses, frente aos métodos tradicionais. No geral, 80% dos pacientes recuperam a normalidade sexual dentro de 1 ano, e se o câncer estiver em um estágio inicial, é maior a chance de se conciliar a prioridade oncológica com preservação funcional.
Após o procedimento, é importante que o homem passe pela reabilitação sexual, com auxílio de seu médico urologista.
Já com o sistema urinário e incontinência, a reabilitação pode custar até um ano. Nesse caso, é necessário que os exercícios pélvicos sejam feitos frequentemente, para que o processo seja mais célere.
Alguns fatores podem demorar a recuperação, como:
– idade do paciente;
– técnica cirúrgica;
– extensão do tumor.
No geral, a cirurgia robótica é a opção mais vantajosa para quem busca uma recuperação mais acelerada e efetiva, especialmente para homens que não podem ficar demasiadamente afastados do ambiente de trabalho.
Não esqueça que a prevenção é a melhor maneira de solucionar a patologia ainda em estágio inicial, e assim reduzir os efeitos colaterais.
Agende a sua consulta na clínica Dr. Marcel Cognette e realize os seus exames anuais!
Telefone: (62) 3773-9973 ou mande uma mensagem: (62) 99979-2507.