• Home
  • Câncer de próstata: uma doença silenciosa

Câncer de próstata: uma doença silenciosa

Câncer de próstata: uma doença silenciosa

O câncer de próstata é uma doença silenciosa com cerca de 70 mil novos casos a cada ano, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA). Se descoberto precocemente, tem 90% de chance de cura. 

Muitos homens, por preconceito e desconhecimento, têm medo de fazer os exames preventivos, mas a prevenção é a melhor forma de combater a doença que, na fase inicial, não apresenta sintomas.

Para homens com 45 anos ou mais, é recomendado fazer anualmente o exame de PSA e o de toque retal. Já que 20% dos casos são diagnosticados por alteração apenas no exame de toque –  exame de PSA pode estar normal!​

A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, localizada abaixo da bexiga. Esta glândula envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. E tem a função de produzir parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozoides, liberado durante o ato sexual.​

Os principais fatores de risco são a idade, histórico familiar de câncer na família, sobrepeso e obesidade. 

Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas. Por isso, é importante realizar os exames preventivos anuais. Mesmo que o tumor possa evoluir para outros órgãos, a grande maioria cresce de forma tão lenta que não chega a dar sinais.

Quando aparecem os sintomas, o paciente pode apresentar diminuição do jato da urina, urinar pouca quantidade e muitas vezes ao dia, acordar muitas vezes durante à noite para urinar, sangue na urina, além de outros sintomas quando a doença já está mais grave, como dores ósseas.

Uma vez diagnosticada a doença, o tratamento vai levar em conta uma série de fatores, como a idade do paciente, se o tumor está localizado na próstata ou se espalhando para outros órgãos e a opinião do paciente. 

Radioterapia, quimioterapia, imunoterapia e bloqueio hormonal por medicamentos são outros tratamentos, além de cirurgia para retirada da próstata.​

MUITO IMPORTANTE! Se há muito tempo você não vai a um urologista, procure um, faça seu acompanhamento, tire suas dúvidas e busque tratamento.

Para agendar a sua consulta com o Dr. Marcel Cognette entre em contato pelo telefone: (62) 3773-9973 ou mande uma mensagem: (62) 99979-2507.

Categorias:

Deixe um comentário