Câncer de testículo x homens jovens.
O câncer de testículo exige que os homens logo cedo tenham consciência sobre a própria saúde, especialmente porque vai atingir mais os adultos jovens. A faixa etária mais comum para essa doença é dos 15 aos 45 anos.
O primeiro cuidado é conhecer o próprio corpo e perceber quando há alguma alteração. Entre os sintomas de câncer de testículo, o surgimento de um caroço indolor ou um aumento do volume da região com endurecimento são sinais que merecem atenção.
Por isso, o autoexame dos testículos é tão importante, uma vez que a realização deste exame pode revelar um caroço no testículo ou alterações que permitem despertar a atenção para ir ao médico.
Uma das principais causas para o aparecimento de um câncer de testículos é a criptorquidia, que é quando um ou os dois testículos não descem para a bolsa escrotal.
Mas há outras como:
- Histórico de câncer de testículo na família;
- Exposição a agrotóxicos;
- Infertilidade;
- Ser da raça branca também revela mais predisposição, o risco de ter câncer de testículo para homens brancos é cinco vezes maior que para homens negros.
Ao perceber alterações na região testicular por meio de um exame físico, o urologista complementa o diagnóstico do câncer de testículo com exames de imagem e laboratoriais.
Embora tenha alta chance de cura, o câncer de testículo tem crescimento rápido, podendo gerar metástases, levando a prejuízo da fertilidade masculina até a morte.
Depois de diagnosticado e verificado o estágio da doença, o urologista indicará um tratamento.
MUITO IMPORTANTE! Se você leu este texto e sentiu alguma semelhança com a sua situação atual, converse com seu urologista, tire suas dúvidas e busque tratamento.
Para agendar a sua consulta com o Dr. Marcel Cognette entre em contato pelo telefone: (62) 3773-9973 ou mande uma mensagem: (62) 99979-2507.