CÂNCER DE PÊNIS: CAUSAS E TRATAMENTO
O câncer de pênis é um tumor com maior incidência a partir dos 50 anos, embora possa atingir também os mais jovens. No Brasil, esse tipo de tumor representa 2% de todos os tipos de câncer que atingem o homem, sendo mais frequente nas regiões Norte e Nordeste.
As causas para a ocorrência do câncer de pênis não são exatas, mas há fatores que determinam que haja uma maior chance de desenvolver este tipo de câncer como:
- Fimose, caracterizada pelo impedimento da exposição da cabeça do pênis por causa do estreitamento da pele que a reveste;
- Acúmulo de secreção branca na cabeça do pênis;
- Má higiene local;
- A infecção pelo HPV (papilomavírus humano);
- Tabagismo;
- Idade acima de 60 anos;
O tratamento do câncer de pênis é diretamente determinado pela gravidade e extensão da doença. Cirurgia, radioterapia e quimioterapia podem ser oferecidas. A cirurgia é o tratamento mais eficaz e frequentemente realizado para controle local da doença.
Além disso, nas lesões iniciais, o tumor e uma pequena parte dos tecidos ao redor podem ser removidos cirurgicamente ou por ressecção a laser. A preocupação é sempre preservar a maior quantidade possível do tecido peniano, de forma a manter as funções sexuais e urinárias. E a remoção completa do pênis só é indicada nas fases mais avançadas da doença.
Por fim, o diagnóstico precoce é fundamental para evitar o crescimento desse tipo de câncer e a posterior amputação total do pênis, que traz consequências físicas, sexuais e psicológicas ao homem. Por isso, quanto mais cedo for iniciado o tratamento, maiores são as chances de cura e menos traumático é o tratamento.
MUITO IMPORTANTE! Se há muito tempo você não vai a um urologista, procure um, faça seu acompanhamento, tire suas dúvidas e busque tratamento.
Para agendar a sua consulta com o Dr. Marcel Cognette entre em contato pelo telefone: (62) 3773-9973 ou mande uma mensagem: (62) 99979-2507.