Estresse x ereção masculina
A impotência sexual é caracterizada pela falta de ereção permanente, ou seja, apenas uma falha ocasional não configura a doença. A ansiedade é a causa emocional que mais bloqueia o mecanismo da ereção.
O homem pode ter medo de falhar mais de uma vez ou se sentir inibido quando se relaciona com alguém que desperte atenção especial. A falta de controle ejaculatório também pode ser responsável pelo problema.
As principais causas da impotência sexual emocional são:
- Quadros de ansiedade;
- Altos níveis de estresse;
- Traumas pós-acidentes;
- Medos relacionados ao fracasso sexual e possibilidade de humilhação;
- Perda da libido;
- Conflitos emocionais e amorosos;
- Baixa autoestima.
Quando essas emoções são constantes, o homem acaba desenvolvendo um quadro crônico de impotência sexual emocional. Normalmente esse problema costuma apresentar-se durante um período menor que 6 meses.
Embora a principal causa da disfunção erétil seja emocional, é comum relacionar o envelhecimento à impotência. De fato, a taxa de testosterona pode diminuir na terceira idade, mas não a um nível que exija reposição.
Muitos homens resistem a buscar ajuda médica quando o problema tem a ver com sexualidade. É comum procurar um profissional quando se tem falta de ar, tosse ou dor no estômago, mas admitir a impossibilidade de manter relações sexuais é visto como deprimente.
A melhor escolha de tratamento para esse tipo de problema é a psicoterapia. Nela, o paciente será capaz de expor sua rotina, seus problemas e medos e o profissional, por sua vez, poderá encontrar o fator motivacional principal da impotência sexual emocional e tratá-la mais assertivamente, apenas com uma boa conversa e o apontamento de soluções.
Existe também o tratamento farmacológico que ativa o mecanismo da ereção, um dos maiores marcos da medicina em questões envolvendo a sexualidade. Medicamentos para esse fim também promovem a vasodilatação e são muito eficazes. Há ainda a opção das próteses penianas, que, em geral, são feitas de silicone e dão rigidez ao pênis, permitindo a penetração sem alterar a capacidade de ejaculação, desejo ou prazer.
Para agendar a sua consulta com o Dr. Marcel Cognette entre em contato pelo telefone: (62) 3773-9973 ou mande uma mensagem: (62) 99979-2507.