• Home
  • “Menopausa masculina” existe?

“Menopausa masculina” existe?

“Menopausa masculina” existe?

Os sintomas mais conhecidos da menopausa estão associados às ondas de calor, fogachos e mudanças de humor em mulheres. Mas e o homem, tem menopausa?

Os homens podem apresentar alterações hormonais e outros sintomas do Declínio Androgênico Masculino, os quais afetam a sua qualidade de vida e exigem o olhar atento de um médico com conhecimento específico.

Mesmo sendo uma variável individual, cerca de 20% dos homens acima de 60 anos apresentam níveis séricos abaixo do ideal.

Nesse sentido, é possível afirmar que o homem sofre com declínios hormonais, assim como às mulheres, no entanto, eles se diferem em diversos aspectos.

A “menopausa” masculina, melhor caracterizada como DAEM – Distúrbios Androgênicos do Envelhecimento Masculino, não possui um marcador clínico que indique o declínio dos níveis de testosterona no corpo do homem.

Pode ser percebida a diminuição da massa e força muscular, aumento de gordura corporal, prejuízos do humor, fragilidade imunológica, ressecamento da pele e queda de cabelos, problemas cognitivos e de memória, alterações do sono e até mesmo aversão ao convívio social.

Um dos principais sinais da falta desse hormônio pode ser percebido através do aumento da gordura visceral, uma consequência normalmente estabelecida quando os índices hormonais já estão em declínio ou bastante desregulados.

Além disso, fatores de risco podem acelerar o aparecimento do Declínio Androgênico Masculino.

São eles: doenças relacionadas ao sistema imunológico, obesidade, síndrome metabólica e hemocromatose, doenças crônicas, como diabetes mellitus, doença pulmonar obstrutiva crônica, artrite inflamatória e doenças renais.

Nesse sentido, torna-se ainda mais importante o acesso às informações relacionadas às consequências causadas pelo declínio da testosterona no público masculino. Incluindo nessa conduta o acompanhamento médico para a observação das taxas hormonais e adoção de condutas para a possível reposição hormonal.

 

Para agendar a sua consulta com o Dr. Marcel Cognette entre em contato pelo telefone: (62) 3773-9973 ou mande uma mensagem: (62) 99979-2507. 

 

Categorias:

Deixe um comentário