• Home
  • Tratamento cirúrgico para Hiperplasia Prostática Benigna: saiba tudo que você precisa sobre a Enucleação Endoscópica

Tratamento cirúrgico para Hiperplasia Prostática Benigna: saiba tudo que você precisa sobre a Enucleação Endoscópica

Tratamento cirúrgico para Hiperplasia Prostática Benigna: saiba tudo que você precisa sobre a Enucleação Endoscópica

A hiperplasia prostática benigna (HPB) é um caracterizada pelo aumento benigno da próstata. Como consequência, a glândula passa a reduzir o espaço da uretra, comprimindo-a gradativamente e bloqueando o fluxo urinário. Clinicamente, podem ser desenvolvidos quadros que vão de leves a graves, como:

 

  • Desconforto na bexiga, pois ela pode não esvaziar completamente;
  • Acúmulo urinário, aumentando as chances de desenvolvimento de infecções do trato urinário (ITUs) e cálculos;
  • O prolongamento dos quadros de obstrução pode desencadear lesões renais.

 

Tratar a HPB é fundamental para a melhoria dos sintomas e para garantir qualidade de vida, além de prevenir ou reduzir as complicações que podem decorrer do bloqueio da uretra. É possível tratar a HPB com medicamentos e/ou procedimento cirúrgico.

 

O que é Enucleação Endoscópica da Próstata?

 

A Enucleação Endoscópica da Próstata (BipolEP) é um método inovador, pouco invasivo e uma excelente opção de técnica cirúrgica para tratamento do quadro por conta das suas vantagens se comparada às técnicas tradicionais, como por exemplo:

  • Menor tempo de hospitalização do paciente;
  • Redução do tempo de uso de sonda;
  • Redução do risco de anemia e perda de volumes sanguíneos;
  • Diminuição do volume da próstata;
  • Baixa necessidade de reintervenção cirúrgica;
  • Recuperação mais rápida.

 

O procedimento é realizado através do canal da uretra e por isso elimina a necessidade de cortes. O aparelho é introduzido pelo orifício natural do pênis, chegando até a próstata. No seu interior uma sonda óptica permite ao cirurgião uma visão do campo em alta resolução. Então, utilizando vaporização e pequenas secções, é realizada a enucleação dos 3 lobos prostáticos (um mediano e dois laterais), enquanto o campo cirúrgico é continuamente “lavado” com soro fisiológico – garantindo a qualidade da visibilidade por parte do médico. Ao fim, temos a desobstrução do canal urinário, com os 3 lobos prostáticos enucleados soltos dentro da bexiga, que são então retirados.⁣

 

A Enucleação da Próstata é um procedimento relativamente novo e seus resultados são bastante promissores, reproduzindo os pontos positivos obtidos com as técnicas convencionais, tendo as vantagens que citamos acima. Sociedades Internacionais de Urologia já consideram a técnica como uma opção para próstatas aumentadas a partir de 30g e como padrão ouro (método de referência) para próstatas apresentando 80g ou mais.

 

Em caso de desconfortos urinários, procure um especialista. O tratamento precoce tem maiores chances de sucesso!

Para agendar a sua consulta com o Dr. Marcel Cognette, entre em contato pelo telefone: (62) 3773-9973 ou mande uma mensagem: (62) 99979-2507.

Categorias:

Deixe um comentário