Obesidade como fator de risco para câncer de próstata
Em homens que estão mais de 20kg acima do peso, a chance de desenvolver câncer de próstata é praticamente duas vezes maior.
Há dois motivos pelos quais a obesidade é um potencial fator de risco para o desenvolvimento de câncer. O primeiro é o fato de que as células de gordura produzem fatores cancerígenos, que são agressores de células saudáveis do corpo, podendo transformá-las em células cancerígenas.
Já o segundo motivo é pelo fato de que as células de gordura possuem hormônios, como o estrogênio, em excesso. Esses hormônios multiplicam descontroladamente as células, o que pode levar ao surgimento de um câncer.
A obesidade, além de ser um fator de risco para o desenvolvimento do câncer de próstata, torna o tumor mais agressivo nos homens que o desenvolvem.
Estudos descobriram que a chance de morrer pelo câncer de próstata aumenta 10% a cada aumento de cinco pontos no IMC e o crescimento de 5% no percentual de gordura corporal total, também aumenta em 3% a chance de morte.
Há diversos fatores de risco para o câncer de próstata, infelizmente, alguns fatores não são possíveis de serem mudados, como a idade e o histórico na família, mas, por outro lado, há várias situações que influenciam no desenvolvimento deste câncer e podem ser alteradas.
Por isso, alimentação e exercícios físicos praticados de forma adequada são essenciais para o combate da obesidade e, em consequência, também diminuem o risco de desenvolver câncer de próstata.
Você tem realizado consultas de rotina com um médico urologista?
Entre em contato e solicite um atendimento.
Para agendar a sua consulta com o Dr. Marcel Cognette entre em contato pelo telefone: (62) 3773-9973 ou mande uma mensagem: (62) 99979-2507.