O que acontece após retirada da próstata?
A próstata localiza-se abaixo da bexiga e é responsável por produzir um líquido que irá proteger e nutrir os espermatozoides, integrando a formação do esperma.
Esse líquido, por ser de caráter básico, neutraliza a acidez da vagina, o que permite que os espermatozoides sobrevivam por mais tempo para que ocorra a fecundação.
Mesmo sendo um órgão importante, não é fundamental para a vida dos homens, sendo possível viver sem a próstata com uma vida sexual ativa.
A cirurgia de retirada da próstata é indicada nos casos em que é diagnosticado câncer. E a principal dúvida dos homens é se a retirada da próstata os tornará impotentes.
Os principais fatores que determinarão a impotência estão relacionados às características do próprio paciente, do que relacionados à doença em si e ao procedimento cirúrgico.
Idade elevada e câncer agressivo tornam a probabilidade de desenvolvimento de disfunção erétil maior.
Sem a próstata, o homem não irá mais ejacular, tendo o que é chamado de orgasmo seco.
Muito homens ficam com a urina mais descontrolada e com dificuldade de ereção mais difícil, tendo até mesmo um pequeno vazamento de urina durante as relações sexuais. Para essas condições há tratamento, não são sintomas que permanecerão por toda a vida.
É essencial que o paciente lembre o motivo pelo qual realizou a cirurgia para remover a próstata e que para os efeitos colaterais, que não acontecem com frequência em cirurgias robóticas, há tratamento.
Por isso, para ter o melhor tratamento possível, agende uma consulta com o Dr. Marcel Cognette para que ele avalie o seu caso!