• Home
  • Cisto no rim: Quando me preocupar?

Cisto no rim: Quando me preocupar?

Cisto no rim: Quando me preocupar?

 

É muito comum que diversos pacientes procurem um urologista por terem encontrado um cisto renal durante algum exame de rotina, como ultrassom.   

 

O cisto, na maioria das vezes, é benigno e não trará problemas para o paciente. Mas há alguns cistos que precisam ser investigados.  O cisto, quando benigno, é formado por conteúdo líquido e pode aparecer devido à predisposição genética.

 

Os cistos podem ser simples, sendo lesões benignas que acometem principalmente pessoas acima dos 50 anos e não possuem potencial para virarem um tumor, o que dispensa preocupações 

 

Mesmo sendo inofensivos na maioria das vezes, é preciso que os cistos sejam identificados e controlados para que problemas sejam evitados no futuro, isso quando estes causam sintomas, como dor nas costas e abdome, febre, aparecimento de sangue na urina e pressão alta.

 

Já os cistos complexos são aqueles que possuem características sugestivas de tumor, possuindo características, como paredes grossas, irregulares com calcificações ou conteúdo sólido.

 

Esses cistos podem ser classificados de acordo com a classificação de Bosniak, em que I é a classificação considerada de um cisto benigno e IV é a classificação considerada de um cisto maligno, sendo necessária uma cirurgia para sua retirada. Muitas vezes os cistos simples são confundidos com tumor, mas um cisto renal simples não se transforma em câncer.

 

Se você possui um cisto complexo é preciso que você seja acompanhado pelo médico urologista, para que ele possa oferecer o melhor tratamento possível, de forma rápida e eficiente.

 

MUITO IMPORTANTE! O urologista é o médico indicado para acompanhamento de rotina nesses casos, sendo a especialidade que previne e cuida doenças do trato urinário. 

Precisa de acompanhamento? Para agendar a sua consulta com o Dr. Marcel Cognette entre em contato pelo telefone: (62) 3773-9973 ou mande uma mensagem: (62) 99979-2507. 

Categorias:

Deixe um comentário