Baixa Testosterona e depressão em homens. Estão relacionados?
As mulheres são acometidas por depressão duas vezes mais que os homens e possuem 10 vezes menos testosterona do que a população masculina.
Além disso, com enfoque na população masculina, homens mais velhos são atingidos mais frequentemente do que homens jovens. Sabe-se que, com o envelhecimento, a quantidade de testosterona diminui.
Diante desses fatos, há diversas hipóteses, a principal é que a testosterona influencia na prevalência da depressão, uma vez que é responsável por exercer um efeito positivo sobre o humor.
Claro que, junto com a testosterona baixa, uma série de fatores, como genéticos, ambientais e de personalidade influenciam no surgimento da depressão na população masculina.
Também é preciso compreender que homens que possuem esse diagnóstico devem ter a avaliação global de seus sintomas, até mesmo dos que não estão relacionados com o quadro de depressão, uma vez que estes podem ter relação com a baixa testosterona.
Esses sintomas são:
- Diminuição das ereções;
- Diminuição do desejo sexual;
- Impotência;
- Perda de massa muscular.
MUITO IMPORTANTE! O urologista é o médico indicado para acompanhamento de rotina, para o tratamento e cuidado dos níveis baixos de testosterona.
Está com algum desses sintomas e precisa de acompanhamento?
Para agendar a sua consulta com o Dr. Marcel Cognette entre em contato pelo telefone: (62) 3773-9973 ou mande uma mensagem: (62) 99979-2507.