Como saber se o câncer de próstata está avançado?
Conforme a Sociedade Brasileira de Urologia, aproximadamente 20% dos casos de câncer de próstata são diagnosticados tardiamente.
Infelizmente, o diagnóstico tardio diminui as chances de cura. Mas há tratamentos capazes de reduzir sua letalidade e melhorar a qualidade de vida do paciente.
O câncer de próstata em estágio avançado possui sintomas comuns e característicos, como:
- dificuldade para urinar;
- fluxo urinário fraco;
- sangue na urina;
- dor no quadril.
Além disso, também o paciente pode ter dores ósseas nas costas e joelhos e fraqueza, principalmente quando há metástases em outros órgãos.
Em estágio avançado, no exame médico, a próstata, ao toque, é muito dura e o resultado do PSA pode se apresentar muito elevado.
O diagnóstico de câncer de próstata avançado ocorre devido à ausência de sintomas nas fases iniciais.
Nesses casos, o tratamento tem o objetivo de controlar a doença e melhorar a qualidade de vida do paciente, as opções de tratamento diferem das utilizadas nos estágios iniciais, sendo elas:
Terapia Hormonal: utiliza medicamentos específicos para bloquear a produção de testosterona, com o intuito de evitar o avanço da doença.
Quimioterapia: é uma opção de tratamento em casos de metástase. Utiliza drogas que limitam o crescimento tumoral.
Não se esqueça que o diagnóstico precoce ainda é o melhor aliado na cura do câncer.
MUITO IMPORTANTE! O diagnóstico precoce só ocorre quando você realiza consultas regulares ao urologista e faz os exames preventivos de rotina.
Precisa de acompanhamento? Para agendar a sua consulta com o Dr. Marcel Cognette entre em contato pelo telefone: (62) 3773-9973 ou mande uma mensagem: (62) 99979-2507.