Uma das funções dos rins é fazer a excreção de substâncias tóxicas, como a ureia. Para que a desintoxicação do organismo ocorra, é preciso que você se mantenha hidratado e tenha uma alimentação saudável.
Assim, os hábitos de vida saudáveis desempenham um papel fundamental na prevenção e no tratamento de diversas doenças renais, que podem aparecer ao longo da vida.
Pensando em auxiliar você a ter uma alimentação adequada, separei algumas dicas. São elas:
- Beba bastante água: A falta de hidratação é um dos principais fatores de risco para a formação de pedras nos rins.
- Diminua seu consumo de sal: O excesso de sal aumenta a eliminação de cálcio na urina, o que pode provocar a formação de pedras nos rins.
- Reduza a ingestão de proteína animal: Consumir muita carne, principalmente, da vermelha pode aumentar o risco de formação de pedras nos rins.
- Consuma cálcio suficiente: baixa ingestão de cálcio pode aumentar o risco de formação de pedras nos rins. Foque em leites e derivados.
Além disso, também é importante que você evite alguns alimentos, como bebidas açucaradas, álcool e produtos muito industrializados, pois esses alimentos causam desidratação, o que aumenta o risco de desenvolvimento de pedras nos rins.