• Home
  • Eu tenho câncer nos rins. E agora?

Eu tenho câncer nos rins. E agora?

Seus rins são dois órgãos em forma de feijão, cada um do tamanho do seu punho. Eles estão localizados atrás de seus órgãos abdominais, com um rim de cada lado da coluna.

Em adultos, o carcinoma de células renais é o tipo mais comum de câncer renal – cerca de 90% dos tumores. Outros tipos menos comuns de câncer renal podem ocorrer. Crianças pequenas são mais propensas a desenvolver um tipo de câncer renal chamado tumor de Wilms.

A incidência de câncer renal parece estar aumentando. Uma razão para isso pode ser o fato de que técnicas de imagem, como tomografia computadorizada (TC), estão sendo usadas com mais frequência. Esses testes podem levar à descoberta acidental de mais cânceres renais. Em muitos casos, o câncer de rim é encontrado em um estágio inicial, quando os tumores são pequenos e confinados ao rim, tornando-os mais fáceis de tratar.

Sintomas

O câncer renal raramente causa sinais ou sintomas em seus estágios iniciais. E atualmente não há testes de rotina usados ​​para rastrear o câncer renal na ausência de sintomas. Nos estágios posteriores, os sinais e sintomas do câncer renal podem incluir:

Sangue na sua urina

Dor nas costas ou no lado que não desaparece

Perda de apetite

Perda de peso

Cansaço

Febre, que geralmente vem e vai (intermitente)

Marque uma consulta com seu médico se tiver sinais ou sintomas persistentes.

Causas

Não está claro o que causa o câncer de células renais, a forma mais comum de câncer renal, embora existam vários fatores de risco.

Os médicos sabem que o câncer renal começa quando algumas células renais adquirem mutações em seu DNA. As mutações dizem para as células crescerem e se dividirem rapidamente. As células anormais acumuladas formam um tumor que pode se estender além do rim. Algumas células podem se romper e se espalhar (metastatizar) para partes distantes do corpo.

Fatores de risco

Fatores que podem aumentar o risco de câncer renal incluem:

Idoso. Seu risco de câncer renal aumenta com a idade.

Os fumantes têm um risco maior de câncer renal do que os não fumantes. O risco diminui depois de parar com o tabagismo.

Obesidade. As pessoas que são obesas têm um risco maior de câncer renal do que as pessoas que são consideradas peso médio.

Hipertensão arterial (hipertensão). A hipertensão arterial aumenta o risco de câncer renal.

Tratamento para insuficiência renal. As pessoas que recebem diálise de longo prazo para tratar a insuficiência renal crônica têm um risco maior de desenvolver câncer renal.

Certas síndromes herdadas. As pessoas que nascem com certas síndromes hereditárias podem ter um risco aumentado de câncer renal, como aquelas que têm a doença de Von Hippel-Lindau, síndrome de Birt-Hogg-Dube, complexo de esclerose tuberosa, carcinoma de células renais papilares hereditário ou câncer renal familiar.

História familiar de câncer renal. Mesmo na ausência de uma síndrome hereditária, as pessoas que têm uma forte história familiar de câncer de células renais têm um risco maior de câncer renal.

Exposição a certas substâncias no local de trabalho. Isso pode incluir, por exemplo, exposição ao cádmio ou herbicidas específicos.

Prevenção

Tomar medidas para melhorar sua saúde pode ajudar a reduzir o risco de câncer renal. Para reduzir seu risco, tente:

Parar de fumar.

– Existem muitas opções para desistir, incluindo programas de suporte, medicamentos e produtos de reposição de nicotina. Informe o seu médico que pretende abandonar e discuta as suas opções em conjunto.

– Mantenha um peso saudável. Trabalhe para manter um peso saudável. Se você está com sobrepeso ou obesidade, reduza o número de calorias que consome diariamente e tente ser fisicamente ativo na maioria dos dias da semana. Pergunte ao seu médico sobre outras estratégias saudáveis ​​para ajudá-lo a perder peso.

– Controle de pressão alta. Mudança de estilo de vida, como exercícios, perda de peso e mudanças na dieta podem ajudar. Algumas pessoas podem precisar adicionar medicamentos para baixar a pressão arterial. Discuta suas opções com seu médico.

Diagnóstico

Testes e procedimentos utilizados para diagnosticar o câncer renal incluem:

Testes de sangue e urina. Testes do seu sangue e da sua urina podem dar ao seu médico pistas sobre o que está causando seus sinais e sintomas.

Testes de imagem. Testes de imagem permitem que seu médico visualize um tumor ou uma anormalidade nos rins. Os exames de imagem podem incluir ultrassonografia, tomografia computadorizada (TC) ou ressonância magnética (RM).

Remoção de uma amostra de tecido renal (biópsia). Feita em casos raros, principalmente quando o paciente não tem condição clínica para ser submetido a um tratamento cirúrgico curativo.

Estadiamento do câncer renal

Uma vez que seu médico identifique uma lesão renal que pode ser um câncer renal, o próximo passo é determinar a extensão (estágio) do câncer. Os testes de estadiamento do câncer renal podem incluir tomografias computadorizadas adicionais ou outros exames de imagem que seu médico julgar adequados.

Leia a próxima publicação sobre o tratamento do Câncer de Rim.

Categorias:

Deixe um comentário