O combate ao câncer é um dos principais desafios do século 21. De acordo com dados da OMS, os danos causados pela doença poderão atingir até 27 milhões de pessoas até o ano de 2030.
No Brasil, os tumores no trato urinário (também chamados de câncer urológico), estão entre os que mais matam, por isso é preciso ressaltar a importância de conhecer seus tipos e sintomas comuns.
Nesse artigo você conhece os 3 tipos de câncer urológico:
Câncer de próstata
O câncer de próstata é o tumor urológico que mais afeta a população brasileira e mundial. Predominante entre homens, ele afeta a glândula responsável por estruturar a eliminação da urina e a produção do sêmen.
O que torna o câncer de próstata tão fatal, é sua atuação silenciosa durante as primeiras fases da doença, o que dificulta o tratamento por conta da detecção tardia do tumor.
Dentre os sintomas mais comuns nessa fase avançada, estão sangramento e dificuldade para urinar e dores ósseas, mas devido a ação silenciosa citada anteriormente, o ideal é nunca deixar de fazer exames especializados quando tiver a oportunidade.
Câncer de bexiga
O câncer de bexiga também figura entre os mais comuns do trato urinário, e pode tanto ser superficial (no revestimento da barriga), quanto invasivo (entra na parede muscular e nos gânglios linfáticos).
Ele é mais comum em homens brancos com idade avançada, e tem uma grande relação com o tabagismo e exposição a compostos químicos, o que não significa que pessoas que não estão em contato com essas substâncias estejam imunes.
Sangue e dor enquanto urina podem ser sinais de alerta de que algo está errado. Se apresentar algum desses sintomas, o ideal é procurar um médico especialista para realizar exames de imagem (como tomografia e cistoscopia).
Câncer de rim
Esse é o tipo menos comum da lista, o que não o torna menos perigoso. 90% dos casos de câncer renal são diagnosticados como Carcinoma de Células Renais (ou CCR).
Apesar de na maioria das vezes atingir pessoas acima dos 60 anos, o câncer nos rins está entre os 10 tipos mais comuns em ambos os sexos.
A presença de sangue na urina, dores persistentes nas costas e no abdômen, além de fadiga constante são alguns dos sintomas que podem ser reparados em pessoas com esse tipo de tumor.
Esses sintomas podem ser facilmente confundidos com outros problemas renais, como o cálculo (pedra nos rins) e a infecção urinária, por isso é recomendado que o paciente realize exames de sangue, urina e de imagem (como ressonância magnética e tomografia) assim que esses primeiros sinais surgirem, assim garantindo um diagnóstico mais seguro e confiável.
Se você está sofrendo com algum dos sintomas citados nesse artigo, não dê chance ao azar e consulte um urologista ou um médico de sua confiança!