A próstata compõe o sistema reprodutor masculino, sendo responsável pela produção de parte do líquido que compõe o sêmen. Esta glândula tende a crescer, com o avançar da idade, por isso, é extremamente importante que homens, a partir dos 50 anos, realizem seus exames periódicos.
O câncer é a enfermidade mais comum na próstata – tendo estimativa de cerca de 65 mil novos casos, correspondendo a quase 30% dos tumores em homens (Dados Inca). Entretanto, com o diagnóstico precoce e tratamento no início da doença, as chances de recuperação são satisfatórias.
Dentre os tratamentos mais efetivos, tem-se a Cirurgia Robótica, que é um procedimento minimamente invasivo e que oferece ao paciente uma rápida recuperação e uma menor possibilidade de reoperação.
O robô consegue filtrar os tremores nas mãos do cirurgião, reduzindo possíveis falhas. Por isso, este método é ideal para cirurgias de difícil acesso, como a região urológica.
Conheça outras doenças que podem atingir a glândula masculina:
- Hiperplasia prostática benigna (HPB)
A HPB é recorrente em homens mais velhos (acima de 60 anos). Seus sintomas mais característicos são dificuldade em urinar e a sensação de urgência para urinar.
A Hiperplasia é uma doença benigna, e apenas um terço dos afetados apresentam sintomas mais sérios. Grande parte dos acometidos sentem apenas desconfortos urinários. Nesses casos, o médico pode realizar o acompanhamento anual.
Nos casos graves, o urologista pode receitar medicações ou a realização de procedimentos para o tratamento com RTU de próstata, Laser de próstata, enucleação da próstata (Holep), PTV robótica e até tratamentos mais modernos como Urolift, que é o grampeamento da próstata realizado de forma minimamente invasiva, sendo uma opção bastante promissora para homens jovens, a fim de preservar a ejaculação.
- Prostatite
É a inflamação – infecção da próstata. Dentre as suas causas estão:
– Infecção por bactérias do trato intestinal;
– Atividade sexual sem proteção: o não uso da camisinha pode favorecer o aparecimento de ISTs, que facilitam o desenvolvimento da prostatite;
– Má higiene íntima.
Ela pode ser tanto aguda (aparece subitamente) quanto crônica (instala-se no corpo por um período prolongado). Como sintomas, tem a obstrução da uretra com ardência ao urinar.
O tratamento é realizado por meio de medicações, bem como a higienização correta do órgão masculino.
Como identificar problemas na próstata?
Fique atento, caso você apresente algum desses sintomas:
- Ardência ao urinar
- Dor ao ejacular
- Disfunção erétil
- Dor na região lombar
- Hematúria (sangue na urina)
- Noctúria (acordar a noite para urinar)
Todos eles podem ser indicações de alguma anormalidade no órgão masculino e merecem atenção! Por isso, é muito importante que as consultas e exames periódicos sejam realizados em homens acima de 50 anos ou aos 45 anos para homens com histórico familiar para câncer de próstata, obesos ou negros.
O check-up adequado inclui o exame de toque retal, exame de PSA, sangue e urina. Por meio dessas análises, é possível identificar anomalias e iniciar o tratamento precoce. Afinal, parte dos homens podem ser assintomáticos.
De acordo com o Inca, quando descoberto precocemente, o câncer de próstata possui 90% de chance de cura. A prevenção é a solução!
Agende a sua consulta na clínica Dr. Marcel Cognette, pelo telefone: (62) 3773-9973 ou mande uma mensagem: (62) 99979-2507.