• Home
  • O QUE MUDA APÓS A VASECTOMIA?

O QUE MUDA APÓS A VASECTOMIA?

Essa é uma dúvida muito frequente entre homens que causa medo e os impede de realizar esse simples procedimento cirúrgico. São muitos os homens que se interessam pela cirurgia, mas não se submetem a ela por acreditar que terão impotência sexual.

Acompanhe-me neste artigo para tirar suas dúvidas e desconstruir alguns desses mitos da vasectomia.

A vasectomia é um método de contracepção cirúrgica extremamente rápido, seguro, simples e com eficácia de quase 100%, feito de forma ambulatorial, sem a necessidade de internação hospitalar do paciente.

Nessa cirurgia, é feito um corte dos ductos deferentes (canais responsáveis pela condução dos espermatozóides do seu local de armazenamento – epidídimo – até a uretra, local de onde será excretado para fora do corpo) com o intuito de interromper essa passagem dos espermatozoides.

Assim, a produção hormonal de testosterona, realizada pelo testículo, não é afetada, ou seja, o desejo sexual e a ereção permanecem da mesma maneira após a cirurgia.

Apenas o volume total do líquido ejaculado que diminuirá e sua consistência, uma vez que não possuirá espermatozoides e, sim, somente as demais secreções provenientes da próstata e da vesícula seminal.

Há diversos mitos relacionados à vasectomia, um deles é que o testículo ficará inchado e dolorido devido a não eliminação de espermatozoides. Isso pode ocorrer nos primeiros dias após a cirurgia, mas logo melhorará. Outro mito é que o testículo irá atrofiar, tudo irá continuar funcionando da mesma maneira, até mesmo se for do desejo do homem, a cirurgia pode ser revertida.

É fundamental deixar claro que a vasectomia interrompe a passagem de espermatozoides a partir do local em que foi realizada a cirurgia, então os espermatozóides que estão após esse local terão que ser ejaculados.

Por isso, seu efeito não é instantâneo, sendo recomendado que até 15 a 25 ejaculações, após a realização da vasectomia, sejam utilizados outros métodos contraceptivos, além de que é preciso que um espermograma seja realizado para confirmar que não há espermatozóides presentes no sêmen.

MUITO IMPORTANTE! Converse com o seu urologista, tire suas dúvidas e perca a insegurança que te impede de realizar essa cirurgia tão eficaz para sua vida conjugal.

Para agendar a sua consulta com o Dr. Marcel Cognette entre em contato pelo telefone: (62) 3773-9973 ou mande uma mensagem: (62) 99979-2507. 

Categorias:

Deixe um comentário