• Home
  • Como funciona o médico-instrutor na cirurgia robótica?

Como funciona o médico-instrutor na cirurgia robótica?

Diversas vezes em minhas redes sociais, tive a oportunidade de abordar sobre a cirurgia robótica e seu funcionamento, em que o robô reproduz os movimentos realizados pelo cirurgião, de forma precisa e menos invasiva.

 

Mas você já parou para pensar em quem realiza o treinamento do cirurgião? O médico-instrutor, chamado de proctor, realiza essa função. 

 

O médico-instrutor é responsável pelo acompanhamento dos cirurgiões pouco experientes durante as cirurgias, com o intuito de garantir que sejam desempenhadas com segurança e eficácia em seu alto nível. 

 

Esse acompanhamento é realizado em, no mínimo, 15 procedimentos. Ao final dessa supervisão, o médico-instrutor é responsável por avaliar se o profissional está apto ou não para realizar cirurgias robóticas sem supervisão.

 

De forma comparável ao treinamento de pilotos de avião, A formação inicia-se em simuladores que permitem aos profissionais produzirem situações cirúrgicas que acontecem na realidade. 

 

Após o período de simulação, é necessário acompanhar e auxiliar cirurgias e realizar uma certificação em centros específicos de formação, após isso realizar seus primeiros procedimentos como médico-instrutor.

Atualmente o Dr Marcel Cognette é o único urologista que é instrutor de Robótica (Proctor) em Goiânia. 

 

MUITO IMPORTANTE! O médico-instrutor é corresponsável pela segurança dos pacientes e contribui para que estes tenham o melhor tratamento possível. 

Ficou interessado? Nós somos especialistas em cirurgia robótica.

Para agendar a sua consulta com o Dr. Marcel Cognette entre em contato pelo telefone: (62) 3773-9973 ou mande uma mensagem: (62) 99979-2507.

Categorias:

Deixe um comentário