Câncer de testículo e congelamento de espermatozóides
Homens inférteis têm um maior risco de desenvolver um câncer de testículo ao mesmo tempo em que homens com câncer de testículo têm um risco maior de serem inférteis.
Apesar de raro e corresponder a 5% do total de casos, o câncer de testículo pode afetar homens em idade reprodutiva – entre 20 e 40 anos – e deixá-los inférteis.
No câncer de testículo, muitas vezes, isso ocorre. No entanto, a maioria dos tipos de cânceres não provoca, diretamente, infertilidade. Na verdade, são os tratamentos para combater o câncer que põem em risco a saúde reprodutiva do homem.
Os maiores riscos estão associados à quimioterapia, assim como à radioterapia e às cirurgias na região pélvica.
O congelamento de espermatozóides anterior ao tratamento do câncer possibilita que, no futuro, o homem possa recorrer às técnicas de reprodução assistida para engravidar a parceira.
Em geral, o procedimento leva poucos dias. O período não costuma comprometer o resultado do tratamento oncológico, mas o custo/benefício de cada caso deve ser avaliado individualmente.
Pacientes de qualquer idade reprodutiva podem optar pelo congelamento de sêmen e a quantidade de espermatozoides não precisa ser muito alta. Afinal, em tratamentos de alta complexidade, um pequeno número de gametas é suficiente para que o homem possa ter filhos depois de tratar o câncer. Outro ponto importante: o sêmen pode ficar preservado por tempo indeterminado.
O congelamento de sêmen é feito de forma convencional, com o resfriamento gradual da temperatura em nitrogênio líquido, partindo da temperatura ambiente até alcançar os 190 graus negativos.
Após estar totalmente congelado, o sêmen é guardado em containers de nitrogênio líquido, devidamente nomeados e numerados. Eles permanecem assim até o momento em que o homem decida que é hora de descongelá-lo, para fazer a fertilização in vitro (FIV) — procedimento mais indicado nesses casos.
Para agendar a sua consulta com o Dr. Marcel Cognette entre em contato pelo telefone: (62) 3773-9973 ou mande uma mensagem: (62) 99979-2507.