A prótese peniana é indicada nos casos em que a dificuldade para ereção não foi possível de ser tratada com outras formas de tratamento ou para pacientes que possuem muita dificuldade para penetração.
Essa dificuldade é uma condição bastante comum, que pode ter causas físicas e psicológicas e prejudicar muito a autoestima e a saúde emocional de pacientes.
Quanto à idade dos pacientes, não há restrições específicas, não existe uma idade mínima ou máxima, mas é necessária uma avaliação criteriosa de cada paciente. Alguns podem ter indicação para uma prótese peniana antes dos 30 anos e outros somente irão precisar após os 80 anos.
Existem três tipos de próteses penianas: a inflável, a maleável e a articulável.
- Prótese inflável: Tem três peças: um reservatório, preenchido com soro fisiológico; uma bombinha, localizada no saco escrotal; e os cilindros, que são duas hastes implantadas no pênis. Quando a pessoa deseja ter relação sexual, basta ativar a bombinha.
- Prótese maleável ou semirrígida: Não conta com o sistema de insuflar e desinsuflar, ou seja, o pênis permanece sempre rígido. Por isso, é preciso ter cuidado para que o órgão não fique muito evidente no dia a dia. É a mais utilizada no Brasil pelo baixo custo e boa efetividade.
- Prótese articulável: Possui uma estrutura que permite ao paciente dobrá-la, porém a própria estrutura do dispositivo pode prejudicar a rigidez.
A durabilidade das próteses é de 10 e 15 anos.
O procedimento para a inserção da prótese peniana é cirúrgico e dura entre 50 minutos a 1 hora e meia. Ele é feito com raquianestesia e sedação ou anestesia geral.
A alta médica pode ocorrer no mesmo dia ou no dia seguinte à cirurgia. Podem ser receitados medicamentos para auxiliar no processo de recuperação e o paciente pode retomar atividades leves depois de duas semanas e as demais atividades após três semanas. Já a liberação para a prática de relações sexuais normalmente é entre 40 e 50 dias.
Vale lembrar que a colocação da prótese não interfere no prazer e nem na ejaculação.
MUITO IMPORTANTE! Converse com o seu urologista, tire suas dúvidas e perca a insegurança que te impede de realizar essa cirurgia tão eficaz para sua vida conjugal.
Para agendar a sua consulta com o Dr. Marcel Cognette entre em contato pelo telefone: (62) 3773-9973 ou mande uma mensagem: (62) 99979-2507.